www.institutopackter.com

                                                                                                                   

TURMA XXX (início em agosto de 2019)

 Instruções  1. Confira o programa da disciplina clicando sobre a mesma.

2. Leia os conteúdos de cada mês no livro texto da disciplina.

3. Veja abaixo a tarefa que você deve fazer e enviar, impreterivelmente, dia 30 de outubro de 2019 para o e-mail institutopackter@uol.com.br

Lembre de manter sua mesa de estudos em ordem, seus livros e cadernos. Ter um horário de estudos, disciplina, é também essencial. Além disso, acompanhe as notícias a cada dois dias nesta página e leia atentamente os informativos semanais que são enviados para o seu e-mail.

 

Filosofia Clínica    *clique aqui e veja o programa da disciplina 

Tarefa a ser entregue dia 30 de outubro - Após os estudos dos tópicos da Estrutura do Pensamento, comente o que se segue em 40 linhas. Exemplifique sua resposta. “Alguns conceitos que se cristalizam no intelecto da pessoa podem fazer com que a pessoa acredite em algo, independente dos elementos factuais. As verdades subjetivas, quando fortes, podem cegar quanto às demais questões e podem fazer com que a pessoa acredite em algo independente da veracidade factual. E, conforme o juízo prévio, provavelmente será assim.”

acesse o livro texto da disciplina

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

 

 

 

História Antiga e Medieval   *clique aqui e veja o programa da disciplina

 

Tarefa a ser entregue em 30 de outubro - Construa um resumo crítico, reflexivo, sobre a Vida na Idade Média. Como era?

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno

 

 

 

 

História da Filosofia I *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 30 de outubro - 1) Após assistir o vídeo Agostinho e a Cidade de Deus destaque e discorra resumidamente sobre os conceitos de corpo e alma na visão do pensador e discorra sobre seu ponto de vista sobre estes conceitos.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno

 

2) No pensamento de Agostinho de Hipona, encontramos a seguinte afirmação: “O Cristianismo não é uma filosofia, mas uma mensagem de salvação”. Analisando vida e obra deste pensador e trazendo essa afirmação para os dias atuais, inserindo-a no seu cotidiano discorra sobre: como apoiar ou rejeitar esta afirmativa. Traga exemplos práticos.

 

 

 

 

 

Introdução à Filosofia   *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue em 30 de outubro - Nietzsche institui um caráter prático da arte. Para ele: “a arte corresponde aos estados de vigor animal. É por um lado, um excesso de constituição vigorosa que transborda para o mundo das imagens e dos desejos; por outro, é a excitação do sentimento da vida e um estimulante à vida”. (Wille Zur Macht, Ed. 1901, § 361)

A arte também está além da moral. O homem como um ser cultural deve construir-se. Diante dessas afirmações, selecione em sua história de vida dois eventos relacionados à cultura (Livro, filme, peça de teatro, dança, exposições de arte, música, etc) elabore um texto, destacando dados axiológicos e históricos, além de impressões, sentimentos e estímulos vividos.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

 

Compêndio de pré-Filosofia

(as concepções do senso comum de parte de uma época)

 

 

 

Instituto Packter

www.filosofiaadistancia.com.br  - curso de formação em Filosofia.

www.filosofia.com.br - site SóFilosofia

www.filosofiaclinica.com.br - site oficial da Filosofia Clínica.

www.institutopackter.com.br