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TURMA XXXVIII (iniciou em agosto de 2023)

 Instruções  1. Confira o programa da disciplina clicando sobre a mesma.

2. Leia no livro texto da disciplina o conteúdo do mês.

3. Veja abaixo a tarefa que você deve fazer e enviar, impreterivelmente, em 30 de abril para o e-mail institutopackter@uol.com.br

Lembre de manter sua mesa de estudos em ordem, seus livros e cadernos. Ter um horário de estudos, disciplina, é também essencial. Além disso, acompanhe as notícias a cada dois dias nesta página e leia atentamente os informativos semanais que são enviados para o seu e-mail.

 

História da Filosofia II  *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue dia 30 de abril - Leia o que segue abaixo. Após faça um comentário reflexivo sobre como podemos tratar o conhecimento através das correntes filosóficas idealista e empirista. Reflita e responda de que maneira podemos utilizar tais conhecimentos no cotidiano. Utilize passagens da sua historicidade como exemplo, caro aluno.

Faça relações com os estudos efetuados na disciplina Teoria do Conhecimento.

Para Marilena Chaui, “... Durante séculos, a Filosofia ofereceu duas respostas a essas perguntas. A primeira ficou conhecida como inatismo e a segunda, como empirismo.

O inatismo afirma que nascemos trazendo em nossa inteligência não só os princípios racionais, mas também algumas idéias verdadeiras, que, por isso, são idéias inatas. O empirismo, ao contrário, afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, é adquirida por nós através da experiência.”  Convite à Filosofia, p.69, ed. Ática, São Paulo, 2000.

Ou seja, sujeito pensante no Racionalismo e, objeto pensado no Empirismo.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV

 

 

 

 

Teoria do Conhecimento *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue dia 30 de abril - Os valores ou os dados axiológicos são muitos, entre eles podemos citar os econômicos, vitais, lógicos, éticos, estéticos, religiosos, do conhecimento, abraçando todos os níveis da vivência humana.

Rubem Alves escreve sobre a ciência e os cientistas, dizendo que:

“(...) O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam.” Filosofia da ciência, páginas 7-8.

Leia o capítulo Valor do Conhecimento (página 23) e outros autores que tratam desta questão e faça um comentário relacionando o exposto acima. De que maneira podemos considerar os valores no modo de agir, nos pensamentos, das pessoas na nossa época, no seu cotidiano, a partir da sua história de vida? Faça uma reflexão, trazendo elementos dos vídeos.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV

 

 

 

 

 

 

História Moderna e Contemporânea *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue dia 30 de abril - Estude a fala do pensador Luiz Felipe Pondé, caro aluno. Queremos ouvir sua opinião a respeito dos contextos atuais, das notícias do nosso país e do Mundo. Faça uma relação com o vídeo e contextualize a resposta. Coloque a sua impressão, através das vivências suas, suas impressões.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

 

 

 

 

 Antropologia Filosófica  *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue dia 30 de abril - Em antropologia, a palavra cultura tem muitas definições. Coube ao antropólogo inglês Edward Burnett Tylor, nos parágrafos iniciais de Primitive Culture (1871; A cultura primitiva) oferecer pela primeira vez uma definição formal e explícita do conceito: "Cultura ... é o complexo no qual estão incluídos conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade." Fonte: Encyclopaedia Britannica

Explique como a nossa sociedade faz esta mediação entre o homem, a cultura e o trabalho. Você acha que vivemos em uma sociedade recomendável do ponto de vista ético? Esses elementos são acolhidos na sua vida, caro aluno? Exemplifique. Utilize os vídeos ilustrativos no seu comentário.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III

 

 

 

 

 

 

Filosofia da Linguagem *clique aqui e veja o programa da disciplina

Tarefa a ser entregue dia 30 de abril - Wittgenstein em sua obra Tractatus Logico-Philosophicus (4.112) afirma:

      O fim da filosofia é o esclarecimento lógico dos pensamentos.

      A filosofia não é uma teoria, mas uma atividade. Uma obra filosófica consiste essencialmente em elucidações.

      O resultado da filosofia não são “proposições filosóficas”, mas é tornar proposições claras.

     Cumpre à filosofia tornar claros e delimitar precisamente os pensamentos, antes como que turvos e indistintos.

Qual a importância da elaboração de pensamentos filosóficos, como eles operam nos jogos de linguagem que você utiliza no seu cotidiano e de que modo eles podem ampliar sua visão crítica da realidade? Exemplifique.

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I

vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II

 

 

 

 

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