TURMA XLI (início em fevereiro de 2025) Instruções 1. Confira o programa da disciplina clicando sobre a mesma. 2. Leia no livro texto da disciplina o conteúdo do mês. 3. Veja abaixo a tarefa que você deve fazer e enviar, impreterivelmente, em 3 de maio para o e-mail institutopackter@uol.com.br
Lembre de manter sua mesa de estudos em ordem, seus livros e cadernos. Ter um horário de estudos, disciplina, é também essencial. Além disso, acompanhe as notícias a cada dois dias nesta página e leia atentamente os informativos semanais que são enviados para o seu e-mail.
Filosofia Clínica *clique aqui e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 3 de maio - Há diversas situações que não podem ser classificadas, compreendidas, mas apenas descritas pelo modo como acontecem. Fogem à ordenações relacionadas a patologias e normalidades. Perguntamos: por que na Filosofia Clínica não utilizamos os conceitos de normalidade? Explique com exemplos, relacionando sua resposta com os vídeos. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III
acesse o livro texto da disciplina
História Antiga e Medieval *clique aqui e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 3 de maio - Como era a vida na Idade Média? Construa um resumo crítico, reflexivo. O vídeo ilustrativo mostra passagens que auxiliam nesta reflexão. Comente. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I
História da Filosofia I *clique aqui e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 3 de maio - Para controlar as paixões Aristóteles elenca quatro virtudes morais: A prudência, a temperança, a fortaleza e a justiça. 1) Discorra sobre cada uma dessas virtudes aristotélicas enfatizando do que tratam. 2) Dê exemplos práticos de duas figuras históricas, que do seu ponto de vista tenham suas vidas pautadas por estas virtudes cardeais e contextualize. 3) Dê exemplos práticos de duas figuras históricas, que do seu ponto de vista não tenham suas vidas pautadas por estas virtudes cardeais e contextualize. vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II
Introdução à Filosofia *clique aqui e veja o programa da disciplina Tarefa a ser entregue dia 3 de maio - Segundo o psicólogo e pesquisador do Núcleo de Estudos de Violência da USP (Universidade de São Paulo), Renato Alves: "A violência está disseminada na sociedade, já é cotidiana. A escola é apenas mais um cenário. A educação, para atuar como elemento de correção, precisa estar encaixada dentro de políticas públicas estruturadas, que envolvam o acesso das pessoas à saúde, ao trabalho, à cultura, ao esporte. A educação, sozinha, não dá conta da violência", diz.
Com pesquisas de campo em colégios da periferia das zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo, com destaque para o Jardim Ângela, o pesquisador da USP revelou que, em conversas com gestores, docentes e alunos, duas constatações sempre eram tiradas: ou a escola era violenta demais ou não existia nenhum indício de violência no local, apenas eventos esporádicos. À conclusão de Alves segue uma terceira via: a escola nada mais é do que o reflexo da própria comunidade onde está instalada. (www.universia.com.br)
Elabore um texto dissertativo: Tomando como referência a sua comunidade, tente elencar ações produtivas do ponto de vista político-social, ético, pedagógico e religioso, que oferecem alternativas positivas para estancar “a onda de violência”, que assola nossa sociedade na atualidade. Trace comentários de cunho filosófico a respeito do tema.
vídeo ilustrativo de suporte ao aluno I vídeo ilustrativo de suporte ao aluno II vídeo ilustrativo de suporte ao aluno III vídeo ilustrativo de suporte ao aluno IV vídeo ilustrativo de suporte ao aluno V
Instituto Packter www.filosofiaadistancia.com.br - curso de formação em Filosofia. www.filosofiaclinica.com.br - site oficial da Filosofia Clínica.
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